A Chapa

Coordenação Geral:

Bruna Adelaide – Andes-SN
Formada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília (UCB), possui experiência em jornal, site, revista, rádio, campanha eleitoral e, especificamente, em assessoria de comunicação, onde atua há mais de 10 anos. Em seu currículo acumula experiência em órgãos públicos, sindicatos e assessoria parlamentar. Na área cultural, realizou também assessorias de peças de teatro, musicais e de bloco de carnaval. Faz parte da atual gestão do SJPDF.

Juliana Cézar Nunes – Rádio Nacional/EBC
Jornalista, trabalha na Rádio Nacional/EBC e faz doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Tem mestrado e especialização pela mesma universidade. Trabalhou como repórter no Correio Braziliense, assessora de imprensa na UnB e consultora no Ministério da Justiça. Integra a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-DF) e a irmandade Pretas Candangas. Prêmios de jornalismo: Jornalista Amiga da Criança (2012), Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (2008), Tim Lopes de Investigação Jornalística (2006, 2008 e 2013), Líbero Badaró (2014) e Petrobras (2015).

Silvio Queiroz – Correio Braziliense
Formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (SP), em 1985, começou a vida profissional em 1982, na imprensa alternativa, no jornal Tribuna Operária. Depois de duas passagens pelo Jornal da Tarde, a partir de 1986, além de Veja e O Estado de S. Paulo, transferiu-se em 2004 para o Correio Braziliense, onde é subeditor de Mundo e colunista. Desde 2016, integra a Comissão de Redação reconhecida como interlocutora pela direção do jornal.

Coordenação de Administração:

Alice Rosas Maciel – Aposentada
Jornalista, desde 1990, com atuação no Jornal Última Hora, ainda nos anos 80, quando ainda estudava comunicação na UnB. Depois foi assessora parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e chefe da assessoria de imprensa na Administração Regional de Brazlândia. Também trabalhou como jornalistas no Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Já foi diretora do SJPDF e participou de um dos primeiros Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai). 

Gésio Passos – Rádio Nacional/EBC
Jornalista formado pela UFMG e mestre em comunicação pela UnB. É repórter da Rádio Nacional/EBC, estando licenciado para exercício de mandato sindical. Trabalhou como editor, assessor de imprensa, coordenador de mídias sociais e em implementação de programas de inclusão digital. Faz parte da atual coordenação geral do Sindicato dos Jornalistas (2016/2019). Foi eleito como vice-presidente regional Centro-Oeste da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj (2019/2021). 

Roberto Penteado – Embrapa
Jornalista profissional desde 1974. Trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa desde 1990. É Doutor em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade de Toulon Var, da França. Suas áreas de pesquisa são Inteligência Competitiva, Gestão Estratégica, Comunicação Organizacional, Assessoria de Imprensa, Gestão do Conhecimento, Indicadores de C&T, Responsabilidade Social e Bibliometria. Escreveu o livro “Organizações inteligentes: guia para a competitividade e sustentabilidade nos negócios”. É analista da Secretaria de Desenvolvimento Institucional – SDI da Embrapa.

Wanderlei Pozzembom – Correio Braziliense
Formado em Jornalismo pelo IESB, repórter Fotográfico há 35 anos, começou a carreira no Correio do Brasil entre 1985 e 1987. Em 1988, foi contratado pelo Jornal de Brasília. Já atuou como freelancer para a extinta revista Manchete, Jornal Folha de S. Paulo e agências internacionais. Há 33 anos trabalha no Correio Braziliense, onde é um dos coordenadores da Editoria de Fotografia. Atualmente, está licenciado para exercício de mandato sindical. Exerce o seu terceiro mandato como coordenador geral no SJPDF. Além disso, foi vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) entre 2013 a 2016. 

Coordenação de Condições de Trabalho e Qualidade de Vida:

Camila Taveira – TV Record
Formada em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Já passou por assessorias de imprensa e rádio. Tem 16 anos de experiência em televisão e trabalha há 12 na RecordTV em Brasília. É candidata à reeleição para a Coordenação das Condições de Trabalho  e Qualidade de Vida do SJPDF.

Evelin Maciel – TV Câmara
Jornalista, especialista em Regulação de Telecomunicações (TV Digital) pela UnB, por onde também é mestre em Ciência Política. Diretora da Coordenação da Rede Legislativa de Rádio e TV, da Câmara dos Deputados. Vice-presidente da Associação Brasileira de Rádios e TVs Legislativas – Astral. Apresentadora do programa de auditório “Câmara Ligada”, que discute política com jovens na TV Câmara.

Jacira da Silva – Aposentada
Jornalista, formada em 1976 pelo CEUB. Exerceu as funções de revisora, editora, produtora e repórter no Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Revista Brasília, Jornal da Comunidade e na Rádio Capital. Aposentada do Ministério da Educação, em 2002, como Técnica em Comunicação Social. Foi diretora do SJPDF na década de 1990, sendo a primeira presidente mulher e negra da entidade. Foi da Comissão de Ética e é atual diretora da Coordenação das Condições de Trabalho  e Qualidade de Vida. Participou da criação da Comissão Nacional contra a Discriminação Racial, e atua na questão racial e as suas relações sociais. 

Monalisa Resende – Sinasefe
Brasiliense, jornalista profissional, integra o Coletivo de Mulheres Jornalistas e trabalha atualmente na assessoria de comunicação no Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Também atuou em assessoria no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Petrobras Distribuidora e com clipping na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Estuda Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com formação em Arteterapia, Fitoterapia e Aromaterapia. 

Ramênia Vieira – Câmara dos Deputados
Jornalista formada pelo ICESP, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Já trabalhou em assessoria de órgãos do executivo, coordenou a diretoria de Comunicação Comunitária do Rio Grande do Sul, foi editora e repórter do site Observatório do Direito à Comunicação e atualmente atua na assessoria da deputada federal Margarida Salomão. 

Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer:

Cibele Tenório – TV Brasil/EBC
Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas e mestranda em História pela Universidade de Brasília. Teve passagens pelas principais redações de telejornalismo em Maceió, atuando como produtora e editora de TV. Também trabalhou como gestora de novas mídias do Pajuçara Sistema de Comunicação de Alagoas. Em Brasília, atuou na assessoria de comunicação da Secretaria de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Desde 2013 é empregada pública da EBC – Empresa Brasil de Comunicação com passagens pelo Portal EBC e pela TV Brasil, onde atualmente é editora de texto.

Daniel Ito – TV Brasil/EBC
Jornalista formado pela UFSM. É repórter da TV Brasil/EBC em Brasília, onde acompanha os assuntos relacionados ao Executivo, Legislativo e Judiciário na esfera federal. Já atuou como repórter no Rio de Janeiro pela mesma emissora. Foi correspondente da Agência Brasil em Porto Alegre, de onde cobriu toda a Região Sul do país, com destaque para as audiências e oitivas da Operação Lava Jato em Curitiba. Trabalhou na Rádio CBN de Florianópolis, onde atuou como repórter de campo nas partidas do Avaí e do Figueirense pelo Campeonato Brasileiro de Futebol (Série A).

Joana Darc Melo – Fenajufe
Jornalista com pós graduação em Jornalismo Esportivo pelo UniCeub. Especialista em rádio, compôs a direção da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO/DF), onde lutou pela criação do “Coletivo de Mulheres Radialistas”. Atua há 15 anos como repórter fotográfico na Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU – FENAJUFE. Lésbica e negra, é diretora da atual gestão do SJPDF e luta pela criação do Coletivo de Jornalistas LGBTI e contra toda e qualquer forma de preconceito.

Morillo Carvalho – TV Brasília e TV Brasil/EBC
Jornalista das TVs Brasil (EBC) e Brasília. Na primeira, é editor e repórter do programa Caminhos da Reportagem. Na segunda, editor do Jornal Local. Freelancer na revista GPS Brasília e em agências de comunicação. Está lançando seu primeiro livro de contos, “Quando Eu Era Pequeno”.

Nise Quintas – Embrapa/MME
Jornalista formada pelo CEUB em 1982. Sua trajetória profissional inclui passagens por diversos jornais, rádios e TVs no DF. Também atuou em órgãos públicos, como o Governo do Distrito Federal, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Servidora pública, foi demitida pelo governo Collor e teve sua anistia e seu direito de retorno ao Serviço Público Federal garantido pela Lei 8878/94. Reintegrada ao seu órgão de origem, a EMBRAPA, está, hoje cedida ao Ministério de Minas e Energia (MME), trabalhando na assessoria de comunicação Social deste órgão desde 2010. De 1995 a 1998 foi dirigente sindical no SJPDF.

Renato Cortez – Senado Federal
Repórter fotográfico. Jornalista da Liderança da Rede Sustentabilidade no Senado Federal. Fotojornalista freelancer das agências Futura Press e PhotoPress. Integrante dos coletivos Mídia NINJA, Jornalistas Livres e Rede Latinoamericana de Fotografia.

Ronaldo Alves – Jornal do Senado
Diagramador profissional desde 2002, quando passou a elaborar o boletim semanal do Sindsep-DF. Desde 2009 trabalha no Jornal do Senado. Já trabalhou no Jornal da Câmara e em diversas entidades sindicais, tais como Fenajufe, Fentect, Sinasempu, Sinasefe, Condsef, Sintect-DF, Sintes-DF, entre outros. É atual diretor do SJPDF.Ronaldo Alves – Jornal do Senado

Coordenação Jurídica:

Luciano Nascimento – Agência Brasil/EBC
Jornalista concursado da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), trabalhou na área de direitos humanos, como comunicador em pautas na área da infância e adolescência, na Agência de Notícias da Infância Matraca, Centro de Defesa Pe Marcos Passerini e Oficina de Imagens. Foi assessor de comunicação da Fondation Terre Des Hommes, em projetos com crianças em situação de rua e na área de justiça juvenil. Já foi setorista de política, acompanhando o noticiário no Congresso Nacional e, atualmente, cobre o setor de infraestrutura pela Agência Brasil. É diretor do SJPDF. 

Marcos Urupá – Teletime
É jornalista formado pela Universidade Federal do Pará. Foi diretor do Portal Cultura e da TV Cultura do Pará, veículos da Fundação Paraense de Radiodifusão. É especialista em Gestão e Políticas Públicas pela FESPSP, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília e doutorando no curso de pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, com pesquisas focadas em internet. Atualmente é jornalista do site Teletime. Diretor da Coordenação Jurídica do SJPDF.

Reginaldo Aguiar – Incra
Graduado em jornalismo, com especialização em Comunicação Institucional e mestrado em Comunicação Organizacional. Trabalha na Assessoria de Comunicação do Incra, em Brasília, desde 2004, como jornalista concursado. Iniciou no jornalismo trabalhando por dois anos como produtor executivo em TV. Em seguida, atuou por seis anos em jornais, onde ocupou cargos de chefe de reportagem, secretário de redação, editor de opinião, editor de economia e editor de política. Também foi professor em cursos de graduação em jornalismo em universidades pública e privada. É diretor da Coordenação de Administração do SJPDF.

Renata Maffezoli – Andes-SN
Jornalista, formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) com especialização Jornalismo Britânico e Legislação, pela London School of Journalism. É jornalistas do ANDES-SN, em Brasília (DF), desde 2011. Tem experiências anteriores em rádio, revistas, campanhas eleitorais e agência de publicidade. Integra os Coletivos de Mulheres Jornalistas do DF e de Jornalistas Assessores de Imprensa e o Fórum de Mulheres do DF e Entorno. Faz parte da atual gestão do SJPDF como Coordenadora Geral e já ocupou a coordenação administrativa do sindicato na gestão 2013/2016.

Coordenação de Formação:

Cristiane Sampaio – Brasil de Fato
Correspondente do portal Brasil de Fato no Congresso Nacional, em Brasília. Atuou anteriormente na assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual do Ceará (MPCE) e na TV Verdes Mares, afiliada da Globo em Fortaleza, como produtora. Apaixonada pelo jornalismo, é graduada na área pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo ainda especialização em Linguística Aplicada pela Uece e em Administração Pública pela FGV/Brasília.

Jonas Valente – Agência Brasil/EBC
Repórter da Agência Brasil/EBC, já trabalhou como editor da TV Brasil e da TV Brasília, repórter da Agência Carta Maior, editor do site Observatório do Direito à Comunicação e assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Graduado pelo Uniceub, é mestre pela Faculdade de Comunicação da Unb e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma instituição. É pesquisador sobre comunicação e autor e co-autor de livros e estudos sobre Internet, legislação das comunicações, mídia pública, plataformas digitais e liberdade de expressão. Integra a diretoria do SJPDF.

Julliana Lopes – SBT
Bacharel em comunicação pela Universidade de Brasília, em 2013. Trabalha no SBT desde 2011, atuando como repórter no Jornal SBT Brasília e em rede nacional para o SBT Brasil. Em março de 2018  foi homenageada na primeira edição do Prêmio Distrital Neide Castanha por sua representatividade e atuação no jornalismo – com ênfase na temática racial.

Luciane Agnez – IESB
Jornalista, com especialidade em gestão estratégica da comunicação (USP), mestre em Estudos da Mídia (UFRN) e doutora em Comunicação (UNB). Professora do Centro Universitário IESB, onde também coordena o curso de pós-graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia. Autora do livro “Correspondente Internacional: uma carreira em transição”.

Coordenação de Comunicação:

Leonor Soares – Câmara dos Deputados
Jornalista profissional há 19 anos e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UnB. Tem atuação no jornalismo político e sindical. É atual coordenadora de comunicação SJPDF, onde atua, também, no Coletivo de Mulheres Jornalistas e no Coletivo de Jornalistas em Assessoria de Imprensa. Compõe a nova direção eleita da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Atualmente coordena a comunicação do mandato da deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), na Câmara dos Deputados.

Lucas Krauss – TV Brasil/EBC
Mestre em Políticas de Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e jornalista concursado da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde atua como editor de texto do “Repórter Brasil”, principal telejornal da TV Brasil. Já foi coordenador de Comunicação da Associação Paulista de Defensores Públicos, colaborador do “Observatório do Direito à Comunicação”, das revistas “Fórum”, “Caros Amigos” e “Imprensa”. Diretor de documentário sobre Rádios Comunitárias (“Democratização FM”) para o trabalho de conclusão da graduação em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. É diretor do SJPDF.

Paola Fucks – Câmara dos Deputados
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com especialização em design gráfico pela Universidade do Vale dos Sinos. Atualmente trabalha como assessora parlamentar e coordenadora de comunicação na Câmara dos Deputados. Tem uma trajetória vinculada à comunicação sindical e política, comunicação para mobilização e marketing digital, tendo experiências anteriores em assessoria de imprensa na área de cinema, cultura e educação.

Thamy Freitas – Sindicato dos Comerciários
Jornalista há 10 anos, com foco em mídias digitais. Está à frente da assessoria de imprensa do Sindicato dos Comerciários. Também é fotógrafa freelancer.

Vanessa Galassi – CUT
Jornalista formada em 2006, atua na CUT Brasília há mais de 10 anos. Graduada pelo Uniceub, foi aluna especial das disciplinas de mestrado Políticas de Comunicação e Direito à Comunicação e à Informação, da UnB. Integra o Coletivo de Mulheres Jornalistas do DF, o Coletivo de Comunicação da CUT Brasília, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e o FNDC-DF.

Victor Ribeiro – Rádio Nacional/EBC
É formado em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e mora em Brasília desde 2009. Começou como repórter de economia do jornal O Fluminense, em Niterói. Trabalhou na rádio Fluminense FM e na produtora Novas Tendências. Em Brasília, trabalhou na TV Justiça, nas redes sociais do Ministério da Saúde e do canal de TV a cabo Multishow, nas assessorias de imprensa do Ministério da Cultura e da Empresa de Correios e Telégrafos. Também foi chefe de reportagem da Agência Brasília. Desde 2013 trabalha na EBC, onde já passou pela TV Brasil e, desde 2015, é repórter de política na Rádio Nacional. É diretor do SJPDF.